WhatsApp Business: porque e como usá-lo para potencializar seu negócio

WhatsApp Business: porque e como usá-lo para potencializar seu negócio

Tempo de leitura: 7 minutos

WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para empresas, especialmente pequenos negócios que desejam aumentar suas vendas através do marketing de relacionamento.

Com uma taxa de 70% de abertura, o WhatsApp Business é ideal para criar uma relação mais humana e pessoal entre você e o seu cliente, o que aumenta as chances de venda.

No post de hoje mostraremos, em alguns passos simples e práticos, como você pode usar esta ferramenta para impulsionar o seu negócio. Tenha uma boa leitura!

 

Mas por que o WhatsApp?

O WhatsApp obviamente não é o único meio eficiente para marketing conversacional. Temos outras ferramentas disponíveis no mercado, como o WeChat, Line, Telegram e Facebook Messenger. Então, por que priorizar o WhatsApp?

Primeiro e indiscutivelmente, por sua popularidade. Atualmente, o aplicativo de mensagens ultrapassa os 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo. É um meio de contato extremamente popular, especialmente entre as gerações mais jovens.

E segundo, porque o WhatsApp oferece muitos benefícios e recursos para proprietários de pequenos e médios negócios. Entre eles, podemos destacar:

  • É a maneira mais fácil para se comunicar com seus clientes. Permite conversas esporádicas, claras, personalizadas e eficazes.
  • O usuário comum está mais atento às notificações de WhatsApp do que de qualquer outro meio de comunicação como e-mails ou SMS.
  • Caso o relacionamento com um potencial cliente avance, a empresa tem a opção de se comunicar por telefone. Sem spam!
  • O aplicativo permite não apenas enviar mensagens de texto personalizadas, mas também outros formatos de conteúdo, como imagens, áudios e vídeos. As possibilidades de melhorar a estratégia de vendas são infinitas.

Obviamente, não recomendaríamos uma ferramenta que não tenha sido um case de sucesso para outras empresas. Veja um exemplo muito claro:

O Banco Espanhol Santander, em 2017, lançou uma campanha chamada “Open Bank”, que nada mais era do que a opção de atendimento ao cliente por WhatsApp. Lá os clientes faziam solicitações, resolviam problemas e tiravam dúvidas.

O teste piloto da campanha contabilizou 17.000 clientes atendidos, dos quais 99% indicaram que o serviço era muito útil e 98% disseram que continuariam a usá-lo.

 

Marketing Conversacional: a estratégia que está revolucionando as vendas no mundo todo

Essencialmente, o Marketing Conversacional é uma estratégia de marketing digital que visa a construção de relacionamento com potenciais clientes ou clientes existentes.

A estratégia gira em torno de satisfazer em tempo real as necessidades específicas de cada cliente. A empresa vende de forma mais humana e personalizada ao mesmo tempo que encurta o processo de vendas e obtém informações valiosas de compradores individuais.

 

Mas e quais os benefícios do Marketing Conversacional?

  • Atendimento em tempo real: você interage com seus clientes em tempo real, sem esperas, sem atrasos.
  • Escalabilidade: conversas personalizadas com diferentes clientes ao mesmo tempo.
  • Personalização: coletar dados, contextualizar conversas e oferecer experiências pessoas únicas.
  • Feedback: como a conversa foi realizada? E foi bem feito? O que pode ser melhorado? Registre e trabalhe nestes pontos.

 

WhatsApp vs WhatsApp Business: mesmo conceito, mas muito diferentes

Muitas empresas optam pelo WhatsApp para atender seus clientes e se comunicar com seus leads. No entanto, o maior problema é que, na maioria das vezes, os vendedores utilizam suas contas pessoais do aplicativo, em vez de uma conta oficial da empresa.

Além de colocar a imagem da empresa em perigo, é passado uma imagem de amadorismo.

 

Você tem usado seu WhatsApp pessoal para vender? Vamos explicar porque você deveria mudar para o WhatsApp Business:

A melhor maneira de entender os problemas gerados pelo uso de uma conta pessoal no WhatsApp é através de um exemplo claro. Confira:

Imagine, por exemplo, que você queira comprar um notebook novo. Você pesquisa no Google sobre as melhores marcas e modelos, avalia os preços e, por fim, escolhe as possíveis lojas para comprá-lo online.

Quando você escolhe a loja, você vai diretamente checar as redes sociais da empresa. Você descobre que no Instagram eles disponibilizam o número de WhatsApp para atendimento, o que é excelente, pois você vai conversar diretamente com um vendedor.

Quando você entra na conversa, você percebe que a foto de perfil da conta não tem o logotipo da loja, mas sim a foto de uma pessoa. Mesmo assim você envia uma mensagem para perguntar sobre o produto, mas o vendedor não responde, pois a conta pessoal não tem mensagem de boas-vindas automática.

Algumas horas depois, você recebe esta mensagem:

“Estou viajando agora. Vou verificar depois e te ligo na próxima semana”.

Você iria mudar de loja, não é?

Percebeu como uma pequena mensagem através da sua conta pessoal no WhatsApp pode simplesmente fazer você perder uma venda?

 

WhatsApp Business: perfeito para pequenas e médias empresas

Lançado em 2018, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas, que permite que empresas interajam com seus clientes de forma simples e rápida através de recursos que o WhatsApp não tem.

 

Você pode criar um perfil empresarial

Uma dos grandes benefícios do WhatsApp Business é que ele permite criar um perfil da empresa. Nele, você pode incluir o seu logo, uma breve descrição do seu negócio, seu endereço físico (Google Maps), horário de funcionamento, seu e-mail e site da empresa.

Você também pode criar uma conta utilizando um número fixo. Desta forma você não precisa usar mais o seu celular para atender ligações de clientes.

 

Inclui ferramentas que facilitam a comunicação com seus clientes

O WhatsApp Business oferece alguns recursos interessantes. Nele você consegue configurar uma mensagem de boas-vindas e ausência que são enviadas automaticamente sempre que um cliente entrar em contato com você.

São funcionalidades bem úteis, pois nunca deixam uma mensagem sem resposta.

Você também consegue configurar “mensagens rápidas”. Esta função é excelente para responder instantaneamente às perguntas mais comuns que seus clientes fazem. Você pode ter mensagens padronizadas sobre prazos de entrega, meios de pagamento, etc.

O WhatsApp Business também oferece a possibilidade de categorizar seus contatos com etiquetas personalizadas para classificá-los e encontrá-los facilmente. Você pode marcar seus contatos com base na posição deles no funil (potencial, oportunidade, cliente), por exemplo.

 

Por que trocar o WhatsApp pelo WhatsApp Business?

Existem várias razões para isso. Entre elas, podemos destacar as principais:

  • Não misturar o pessoal e o profissional: possibilidade de foco ao interagir com seus clientes e sem espaço para conversas iniciadas por engano.
  • Estar onde seus clientes estão: é quase certo que seus Leads tenham WhatsApp. Facilite a vida do seu público e comunique-se com ele através do app que ele mais usa.
  • Conversas mais humanas, maior chance de fechar negócio: comunicação rápida e em tempo real com potenciais clientes aumenta a chance de fechar negócios.

 

Conclusão

Atualmente, os usuários digitais buscam constantemente por respostas rápidas e soluções personalizadas. Por isso, a conversa pelo aplicativo WhatsApp é perfeita para construir relacionamentos duradouros e, principalmente, realizar vendas.

Leia também: WhatsApp Business: 5 dicas para melhorar o atendimento

Lembre-se que, o WhatsApp Business é um aplicativo. Portanto, você precisa usá-lo corretamente. Se você alinhar seu uso com estratégias de marketing, em pouco tempo você conseguirá grandes benefícios para o seu negócio.

Caso queira saber como obter melhores resultados através do WhatsApp Business, fale com um de nossos consultores. Entre em contato e saiba como a Soub Digital pode ajudar o seu negócio a gerar mais alcance e mais vendas pelo WhatsApp.

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