Usabilidade do site: melhores tendências de 2019

Tempo de leitura: 3 minutos

Estar sempre atualizado é lei.

O mercado se move em constante e alta velocidade. A concorrência anda cada vez mais apertada e veloz. Nada melhor do que estar por dentro de tudo o que anda rolando por aí em termos de usabilidade do site.

No post de hoje, destacamos as melhores tendências para o ano de 2019. Confira!

 

Acessibilidade na Web

Seu site nunca pode estar fora do ar, também não pode simplesmente mostrar uma mensagem de erro quando tentarem acessá-lo, imagine que situação medonha.

Grandes chances do leitor jamais querer saber de seu site, não haverá uma próxima oportunidade. Então, se esforce para garantir uma excelente primeira boa impressão.

Sem acessibilidade, você não terá leitores. Sem leitores, você não tem nada!

 

Dispositivos móveis

Desde o ano passado, o Google faz uso de um indicador chamado “Mobile-First”. Ele faz com que a versão móvel dos sites pesquisados seja a primeira a ser mostrada em seus resultados de pesquisa.

Para que você possa subir vários degraus à frente da concorrência, é necessário que seu site tenha um excelente design otimizado para dispositivos móveis.

Mais da metade dos acessos hoje em dia são feitos através de celulares e tablets, sendo que ninguém deseja acessar páginas com carregamento pesado e lerdo.

 

Design minimalista e funcional

Proporcionar uma leitura fácil e, ainda por cima, chamar a atenção, irá manter seus leitores interessado no conteúdo.

Um leitor que se mantenha fiel e tenha uma boa experiência com seu site muito provavelmente irá compartilhar o mesmo com seus amigos, bem como irá manter um relacionamento constante de visitação em seu site.

 

Apenas uma única página

Sites como o Twitter e timelines do FaceBook e Insta fazem uso desta técnica.

Existe um termo em inglês para tal formato: Single Page App (Aplicativo de Página Única). Embora se trate de um termo diferente, simplesmente consiste em se mostrar todo o conteúdo de suas páginas em uma visão geral única e completa.

As vantagens são diversas:

  • Alta velocidade de carregamento de sua página
  • Navegação muito mais rápida e fluída
  • Sem atrasos para visualizar o conteúdo
  • Estética mais agradável e atrativa
  • Leitura interessante e dinâmica

 

Micro interações

Existem pessoas que utilizam mais de duas redes sociais simultaneamente. É inegável que várias são utilizadas hoje e que popularizaram as micro interações.

Reagir às postagens é muito divertido e os likes ou emojis garantem que sua página faça um sucesso maior e seja lembrada por quem passa por ela.

Portanto, permita que as pessoas interajam em seu site, além de garantir a possibilidade de comunicação entre seus posts e as redes sociais mais relevantes no momento.

 

Capriche na programação do site

Seja na criação do site, desde os fundamentos até mesmo dando um upgrade em páginas já existente, é bom estar de olho no que anda rolando de melhor no mercado.

O JavaScript, por exemplo, é uma excelente plataforma, tanto para criação, quanto para desenvolvimento. Suas bibliotecas e seus frameworks são cada vez mais potentes, e a melhor parte: ele é compatível com o WordPress.

É importante salientar que a busca por melhorias deve ser constante e levada a sério.

 

Suas pretensões devem estar alinhadas com a busca por um bom conhecimento.

Saber o mínimo sobre usabilidade do site e quais são as melhores tendências de 2019 é a base para garantir êxito no alcance de seus leitores e a conversão de possíveis clientes.

Cada projeto tem seus objetivos e metas a serem alcançadas. Existem muitas possibilidades e o entendimento sobre elas faz total diferença para chegar até o topo ou manter-se por lá.

Para mais dicas e conteúdo relacionado, continue acompanhando o nosso blog. Também gostaria de acrescentar outra dica? Deixe seu comentário e interaja conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *