SEO para iniciantes: Guia completo para quem está começando

Tempo de leitura: 5 minutos

A Soub Digital passou a ser conhecida como referência em marketing digital em Goiânia. Mas também sabemos muitas coisas sobre SEO e, nas redes sociais, nossos seguidores nos pedem o tempo todo um guia de SEO para iniciantes.

Então, aqui está o que a grande maioria quer: Este artigo será uma introdução com uma visão detalhada sobre otimização de sites para os mecanismos de buscas (SEO), uma estratégia essencial se você quer que o site do seu negócio seja encontrado no Google.

Neste guia, você aprenderá:

  • O que é SEO e por que você deve se preocupar com ele
  • Como chegar ao topo do Google
  • A parte técnica que você precisa dar atenção
  • Problemas de SEO técnico que você precisa evitar

 

1. O que é SEO?

O que é SEO?

Provavelmente você já ouviu falar sobre SEO e, se ainda não, em uma rápida pesquisa no Google a Rock Content vai lhe dizer que “é um conjunto de técnicas que visam levar seu site ao topo dos resultados orgânicos, gerando tráfego e autoridade para o mesmo”.

SEO gera tráfego orgânico (gratuito), por isso é interessante utilizar suas técnicas para gerar tráfego, leads, vendas e, finalmente, receita e lucro. Tudo isso com tráfego gratuito.

 

Por que você deve se preocupar com SEO?

As pessoas pesquisam muitas coisas todos os dias. Esse tráfego é extremamente relevante para o seu negócio, visto que há tráfego para cada nicho, até para os mais específicos.

Se você presta serviço de terceirização financeira, prefere alugar um outdoor para que uma pessoa de carro veja o anúncio (tendo ela uma empresa ou não) ou prefere que alguém que digitar “serviço de terceirização financeira” no Google veja?

Provavelmente, a última opção, pois essas pessoas têm a intenção de compra, o que significa que elas estão levantando a mão e dizendo que querem comprar o serviço que você oferece.

 

2. SEO para iniciantes: como chegar ao topo?

O SEO é um processo contínuo, você vai precisar monitorar e atualizar constantemente.

 

O Google (e outros buscadores) utiliza robôs conhecidos como bot ou crawler, que acessam o seu site, assim como um usuário comum faz. Após acessar, eles verificam diversos parâmetros dentro da página para decidir em qual posição ele será apresentado para o usuário.

Então, por onde começar?

 

Pesquisa de palavra-chave

Ubersuggest para SEO para iniciantes

O primeiro passo para dominar o SEO para iniciantes é determinar para o que você está otimizando. É você identificar os termos que as pessoas estão procurando que você gostaria de aparecer nos resultados de pesquisa. Estamos falando de palavras-chave (keywords).

Você pode usar o Ubersuggest, ferramenta gratuita de SEO do Neil Patel. Mas não é tão simples assim, pois você precisa segmentar as palavras-chave de acordo com:

  • Volume de pesquisa – quantas pessoas procuram por um termo?
  • Relevância – se o termo é muito pesquisado, isso é perfeito: mas ele é realmente relevante para atrair potenciais clientes?
  • Concorrência – você tem probabilidade de sucesso (classificar na primeira página)?

Para encontrar palavras-chave relevantes para o seu negócio, responda para si mesmo:

  • O que seus clientes estão interessados?
  • Quais são os problemas deles?
  • De quem eles estão comprando (concorrentes)?

Depois de responder essas perguntas, você terá uma lista inicial de palavras-chave.

 

Otimização On Page

Depois de listar as palavras-chave mais relevantes, o próximo passo é implementá-las no conteúdo do seu site. Cada página deve ter uma keyword principal e termos relacionados.

Vejamos abaixo alguns elementos básicos onde você precisa inserir a palavra-chave principal:

  • Título da página (title tag);
  • Descrição da página (meta description);
  • Estrutura do artigo (h1, h2, h3…)
  • Texto alternativo e nome de imagens (tag alt);

Esses são alguns detalhes mais básicos, mas caso você queira saber mais sobre como otimizar o conteúdo do seu site, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

 

3. Problemas técnicos e as melhores soluções

Velocidade do site

O SEO mudou nos últimos anos (e o marketing de conteúdo se tornou cada vez mais importante). O uso correto da palavra-chave e qualidade de conteúdo ainda é importante, mas existem problemas técnicos de SEO que fazem seu site perder posições para os concorrentes.

O SEO técnico ainda é difícil, mas existem alguns erros que você pode evitar e se beneficiar:

  • Velocidade da página – o Google está colocando na frente sites que carregam rápido.
  • Compatibilidade com dispositivos móveis – a maneira como o seu site é otimizado para mobile afetará sua classificação.
  • Meta tags no cabeçalho – falta de meta tags (título do site e descrição) na página inicial é um grande problema técnico de SEO.
  • Redirecionamentos – criar redirecionamentos pode prejudicar gravemente o seu site nos resultados de pesquisa. Se possível, nunca troque de domínio.
  • Conteúdo duplicado – plagiando conteúdo, você afunda o seu site. Seu site será classificado pelo Google como inferior e você sumirá dos resultados de buscas.

 

Considerações finais sobre SEO para iniciantes

SEO com resultados

Para quem está começando, geralmente entender sobre os termos técnicos de SEO, identificar as palavras-chave certas e ter uma boa estratégia é o suficiente. No entanto, o SEO é muito mais amplo e existem estratégias diferentes para intenções diferentes: SEO local, SEO internacional, SEO para o YouTube, etc.

Portanto, se você é uma pequena empresa que se beneficiaria de tráfego orgânico através do SEO, entre em contato conosco. SEO está incluso no nosso serviço de marketing digital!

E lembre-se: sempre escreva conteúdo de qualidade, dê atenção ao SEO On Page, não se esqueça de corrigir os problemas técnicos e nunca ignora as recomendações do Google.

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