O que é Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo

Tempo de leitura: 3 minutos

Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo de qualidade feito para informar, educar ou entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia em todo o processo de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para a marca. Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado.
Diferente de um release de uma assessoria de imprensa ou do marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

Para que serve o Marketing de Conteúdo

1. AUMENTAR SUA VISIBILIDADE NA INTERNET

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site.

Sabemos que hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade.

2. AUMENTAR A INTERAÇÃO COM SUA MARCA

Marketing de Conteúdo também serve como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões. Conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe seu conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de publicidade espontânea.

3. NUTRIR SUA BASE DE LEADS

Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir esses Leads com material relevante que irá prepará-los até que o momento ideal da compra possa chegar. Dessa forma, você não descarta diretamente um prospect despreparado, e sim posterga a compra para uma ocasião mais favorável.

4. REDUZIR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES

O custo de aquisição de clientes (CAC) é, como o próprio nome revela, quanto sua empresa gasta em média para adquirir um cliente novo.
E se sua empresa investe em Marketing de Conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.

5. GANHAR CONFIANÇA DO PÚBLICO E ADQUIRIR PROPAGADORES DE SUA MARCA

Produzir conteúdo de qualidade faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança.
Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo. Além do mais, ao falar sobre suas personas e não sobre sua empresa, você cria as chances de que esse público propague sua marca para sua rede de contatos, uma vez que, satisfeitos por terem problemas solucionados, poderão compartilhar seu conteúdo com seus amigos que possuem as mesmas dores.

6. MELHORAR A EXPERIÊNCIA PÓS-VENDA

Pode ser um FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou mesmo um fluxo de Email Marketing focado para o cliente. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização. A boa experiência em um pós-venda é fundamental para que seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa mais tempo.

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