O que é Lead: Aprenda DEFINITIVAMENTE o significado

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é um Lead?

O que é Lead: na linguagem de marketing e vendas significam um contato novo que a empresa recebe. Por exemplo, tanto o caso de um cartão de visitas quanto o de um formulário de e-mail recebido temos aí o lead, que pode chegar a ser um comprador dos produtos da empresa ou não. Um lead ainda não é necessariamente um potencial comprador, em outras palavras, o lead é um novo contato.

Esse é o tipo de cliente ideal para seu negócio porque, mesmo que ele ainda não tenha feito alguma compra, o lead é aquele usuário que está antenado com o que você faz e quer saber mais sobre sua marca.

De modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

Para conseguir mais informações sobre seu produto ou serviço, esse usuário está disposto a te passar informações pessoais, como o e-mail, em troca de conteúdos relevantes para ele. geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços.

Por você já ter informações como email ou até mesmo telefone deles, já que eles, provavelmente, se inscreveram em seus canais de comunicação e acompanham tudo o que você posta, você já pode pensar estratégias para torná-los clientes ideais.

Portanto, a missão de um programa de gestão de Leads é identificar os diferentes estágios pelos quais os potenciais clientes passam e alinhar as informações/conhecimentos adequados para entregá-los em cada estágio.

Qual a diferença entre leads e visitantes?

Muita gente foca todo o esforço em construir um bom website com programação e design voltados para atrair o maior número de visitantes possíveis e gastam uma nota em Adwords para potencializar esta atração até aí nada de errado. Quanto mais cliques receber o seu cartão de visitas na rede, maiores as chances de ser visto e conseguir bons negócios neste poderoso universo online.

Agora, dê uma olhada no número de visitantes da sua página no último mês e fixe bem no número de visitas que o seu site recebeu.

Pensou que incrível seria se você conseguisse estabelecer um contato e um canal de comunicação com todas estas pessoas, trocando informações e oferecendo conteúdo de qualidade, estabelecendo as bases da confiança em seus serviços e produtos?

E se você conhecesse um pouco mais sobre elas e tivesse dados relevantes que poderia facilitar esta interação? e ai que entraria a jornada de compras! com ela você vai entender em qual etapa o lead esta e como prosseguir em um relacionamento com o lead.

A figura abaixo ilustra onde o Lead se encontra em um funil de vendas tradicional, e onde é a atuação de um programa de gestão de Leads:

Obs. Em outros tipos de negócio o conceito de Lead pode tomar formas diferentes. Ex.: um usuário cadastrado na versão de teste de um software, alguém que liga para a empresa para buscar mais informações, um assinante de um site de ecommerce, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *