Marketing de Conteúdo: O Que é e por quê adotá-lo

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Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios. Em outras palavras, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdo para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Atualmente, o público possui mais poder do que nunca para escolher onde irá encontrar conteúdo, principalmente na internet. Foi-se o tempo dos poucos canais de televisão em que éramos obrigados a assistir intervalos comerciais. O marketing hoje, é focado em engajamento e percepção positiva de marca.

Marketing de Conteúdo vai além de posts em blogs. Dezenas de táticas podem ser utilizadas (sozinhas ou em conjunto) para atrair o público e estabelecer a marca como autoridade.

Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.

A divulgação do conteúdo precisa ser planejado para que se alcance o objetivo almejado.

Defina seus objetivos

A estratégia de Marketing de Conteúdo deve almejar algum objetivo que traga benefícios reais para o negócio da empresa. Os objetivos podem ser diversos, não quer dizer que irá vender do dia para a noite, algumas estratégias podem ser apenas para, a princípio, atrair pessoas para sua página ou site. A geração de leads é um objetivo não é garantia de que ele será um cliente, mas que ele é um potencial cliente.

Definição de Personas

A definição de personas passa principalmente pela definição do seu público-alvo, quem você quer alcançar, quais os interesses, como pensa, como age, seu grau de instrução, nível social e financeiro. O público-alvo em si pode ser muito amplo, mas quando falamos em persona, trata-se de um único indivíduo que possa representa-lo. Quanto mais detalhes definidos maiores serão as possibilidades de gerar mais envolvimento com seu negócio ou serviço.

Defina os canais para o Marketing de Conteúdo

Depois de estabelecer os objetivos e personas é preciso saber onde aplicar seus esforços. A utilização de redes sociais (conheça as 10 principais redes sociais do Brasil) é um campo vasto para o marketing de conteúdo, a geração de leads pode ser feita de forma orgânica ou patrocinada. A compra de uma lista de contatos no Facebook ou qualquer outra mídia não quer dizer que aquelas pessoas se interessem pelo seu negócio.  Outras ferramentas que podem ser utilizadas são: Blog, Conteúdos Ricos; Vídeos; Redes Sociais, Email Marketing.

Podemos concluir que a criação de conteúdo não pode ser feita de qualquer forma, isso quer dizer que é preciso ter um planejamento antecipado e definir algumas ações antes de qualquer postagem em mídias sociais. O Marketing de conteúdo sempre tem um objetivo e precisa levar conhecimento aos espectadores, gerar envolvimento, interesse e principalmente fazer com que ele se sinta importante em todo o processo. Marketing de conteúdo é fazer com que o cliente tenha necessidade do seu produto ou serviço.

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