Inbound marketing: o que é e para que serve?

Inbound marketing: o que é e para que serve?

Tempo de leitura: 3 minutos

Em uma tradução livre, Inbound Marketing significa “marketing de atração”. É caracterizado pela oferta de um conteúdo relevante, produzido especificamente para um público alvo.

O interessante desta estratégia de marketing se dá pela maneira como o cliente chega até seus produtos e serviços. No modelo tradicional, é a empresa quem vai atrás do cliente, através de anúncios e ofertas diretas, utilizando comunicação unilateral. No inbound marketing, é o cliente que vai atrás da empresa.

 

O que é o inbound marketing?

Imagem por: Máfia do Marketing

Através do uso desta ferramenta, o engajamento da clientela acaba sendo maior, pois a comunicação será estabelecida de maneira mais aberta. Apenas quem está realmente interessado em seus produtos e serviços irá procurá-lo.

No inbound marketing, surge um vínculo de relacionamento duradouro entre empresa e cliente. Existe um envolvimento natural entre o conteúdo produzido e o consumidor que procura satisfazer as suas dúvidas.

 

Para que serve?

Se você deseja saber se o inbound marketing aumentará seus resultados, a resposta é um sonoro SIM. A maior parte dos pontos fracos que existem no uso do marketing tradicional simplesmente desaparece quando tratamos com esta metodologia moderna.

Confira uma pequena lista dos benefícios ofertados pelo inbound marketing:

  • Alcance certeiro do público desejado;
  • Diminuição dos custos e aumento das vendas;
  • Resultados medidos em tempo real.
  • Maior poder persuasivo da marca;
  • Ciclo de vendas bem menor.

 

Seu público estará aberto para ouvir dicas e recomendações da sua marca.O relacionamento maduro construído fará a diferença na hora de fechar negócio. Vale ressaltar que o valor do ticket médio também aumenta, pois o risco da tentativa de venda falhar é sensivelmente menor.

 

Como funciona o inbound marketing?

Imagem por: Rock Content

Basicamente, são quatro pilares que apoiam o inbound marketing: atrair, converter, vender e fidelizar. Tal processo é bem tranquilo de se entender e pode ser colocado em prática com sua máxima eficiência de modo relativamente fácil.

Através de conteúdo relevante, o público será atraído para seu site. Quanto maior e mais fiel for o número médio de visitantes, naturalmente maior será a quantidade de conversões. Observando as oportunidades de venda, basta esperar o momento certo para fechar o negócio.

Então chegamos ao pós-venda. Momento decisivo para que o consumidor fique ainda mais satisfeito e se torne fiel à marca. O que você deseja aqui é transformar um cliente normal em um legítimo promotor apaixonado pela marca, através de uma experiência excelente.

 

Isso tudo realmente dá certo?

Estratégias de marketing digital possuem muitas vantagens. Você pode acompanhar ao vivo tudo o que as ferramentas de inbound estão te entregando, desde o alcance de público até mesmo o retorno em vendas. Tudo o que não pode ser medido, não poderá ser melhorado.

O que se espera de um excelente marketing inbound é:

  • Interação entre cliente e marca;
  • Geração de valor clara e perceptível pelo público;
  • Comunicação inteligente e conveniente;
  • Maior confiança e engajamento;

 

Através desta metodologia, é possível acompanhar o retorno sobre os investimentos, bem como verificar quais visitantes se tornam oportunidades de vendas e quais destas oportunidades realmente progridem para clientes, ao final.

 

Conclusão

Os benefícios do inbound marketing são inegáveis. Seja o seu negócio de grande, médio ou de pequeno porte, se o alvo de seu empreendimento é o consumidor ou se é empresa, investir nesse tipo de marketing é sinônimo de sucesso.

Se você gostou do post e gostaria de acrescentar alguma informação, deixe seu comentário e interaja. Se quer fazer inbound marketing em seu negócio, entre em contato conosco!

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