7 erros cometidos no Google Adwords que jogam seu dinheiro fora

7 erros cometidos no Google Adwords que jogam seu dinheiro fora

Tempo de leitura: 4 minutos

Inegavelmente, o Google Adwords, também conhecido como Google Ads, é uma ferramenta valiosíssima para promover empresas na Internet, pois permite uma maior geração de leads e, consequentemente, o aumento no volume de vendas. No entanto, usar esse recurso sem conhecê-lo realmente bem pode trazer sérios prejuízos.

No artigo de hoje, enumeramos sete dos principais erros cometidos no Google Ads quando você tenta fazer os anúncios por conta própria.

1. Selecionar a modalidade de anúncio errada no Google Ads

Existem essencialmente duas modalidades distintas de anúncios no Google Ads: o anúncio na Rede de Pesquisa e o anúncio na Rede de Display. 

Recomenda-se anunciar na Rede de Pesquisa aquelas pessoas que estão em busca por uma conversão direta dos seus anúncios. Por outro lado, os anúncios na Rede de Display têm como objetivo realizar uma exposição da marca em blogs e sites parceiros do Google, os quais possuem temáticas parecidas com a do seu anúncio.

2. Não efetuar a segmentação do público-alvo da campanha

Um dos recursos mais interessantes do Google Adwords é justamente a oportunidade de efetuar a segmentação do público-alvo da campanha. Em outras palavras, ele permite escolher com mais precisão o perfil de pessoas que se deseja que vejam o anúncio.

Anúncios personalizados através dessa segmentação podem ampliar as chances de conversão. Por outro lado, anúncios sem a devida segmentação acabam se tornando muito pouco efetivos e não tendo bons resultados.

3. Não fazer uma boa pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave têm uma importância vital no Google Ads.

Com efeito, são elas as responsáveis pela identificação dos consumidores mais propensos a terem um engajamento com a campanha veiculada.

A nível de exemplo, se você elabora uma campanha concentrada na palavra A, porém a audiência efetua suas buscas com base na palavra-chave B, a efetividade é prejudicada.

4. Focar a ação somente no fundo de funil

O funil de vendas representa a jornada do consumidor, desde o momento em que ele apenas está pesquisando até o momento em que ele está prestes a consumar a compra. 

No caso do fundo de funil, ele é exatamente esse instante no qual ele sabe que precisa adquirir um determinado produto ou serviço e está preparado para comprar.

Apesar deste ser um momento crucial e muito aguardado para quem trabalha com marketing e quem atua no setor de vendas, focar as campanhas somente nessa etapa do Google Ads é um erro terrível.

5. Não acompanhar a concorrência de perto e com frequência

Outro erro muito comum de quem anuncia no Google Adwords é não acompanhar de perto e com frequência os concorrentes, a fim de saber o que está sendo feito.

Deixar de acompanhar a concorrência é perder a chance de ter boas ideias e descobrir os potenciais erros e acertos que estão sendo cometidos no mercado.

6. Não cuidar das métricas da campanha em nenhum momento

Um dos erros mais cometidos por quem elabora campanhas de Google Ads é não cuidar das métricas da campanha em nenhum momento, seja durante ou depois da mesma.

Muitos empreendedores deixam a campanha se desenvolver sozinha, sem fazer a devida análise e controle dos resultados. De fato, averiguar o desempenho da campanha é crucial.

7. Deixar de investir em mão de obra especializada

A princípio, o Google Adwords parece ter um funcionamento simples, de fácil entendimento e tranquilo de se mexer. No entanto, há uma série de pormenores que demandam atenção e cuidado, como a análise de resultados, o cruzamento de dados e a identificação de boas táticas para executar as ações.

Usando o Google Adwords a favor dos negócios

O Google Ads pode e deve ser usado a favor dos negócios, pois proporciona inúmeros benefícios para as empresas. Entretanto, é de suma relevância e recomendável que se contrate um profissional ou empresa especializada no assunto, pois eles terão todas as condições de elaborar campanhas efetivas para suas estratégias.

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