Como competir com o Mercado Livre com um pequeno orçamento

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando pequenas e médias empresas pensam em vender online, o principal concorrente é o Mercado Livre. E o motivo é bem simples: são os maiores do Brasil, é bastante rápido e fácil criar uma loja para começar a vender, e além disso, comercializa praticamente tudo.

Então, qual o problema?

 

O dilema do Mercado Livre

O Mercado Livre inclui uma combinação gigantesca de vendedores e lojas, bem como pequenos negócios já estabelecidos.

Muitas empresas que estão começando se esquadram na estratégia de marketing baseada em baixo preço, o que resulta em baixo ROI (Retorno Sobre Investimento). Outras anunciam apenas produtos que geram maior retorno.

O problema é que com isso você estará vendendo muita coisa para quase nada de retorno ou estará limitando suas vendas e, assim, restringindo o seu sucesso de vendas online.

 

Então, qual é a solução para competir com o Mercado Livre?

Como você já devia estar esperando, existem algumas maneiras de resolver este problema.

O restante deste artigo explora esse ponto e, principalmente, oferece outras maneiras de competir com o Mercado Livre mesmo quando você tem um pequeno orçamento.

Competir com o Mercado Livre

 

1. Melhore o que você já obtém do Mercado Livre

Se você não usa o Mercado Livre, pode pular esta dica…

Agora, se você usa o Mercado Livre, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar o valor que você obtém por ele (mas não confie nele isoladamente).

Se você vende pelo Mercado Livre e em sua loja virtual, você consegue trabalhar com os dois. Mas no Mercado Livre, por exemplo, há algumas dicas básicas:

  • As categorias são importantes – reserve algum tempo para colocar seus produtos nas categorias certas.
  • Esteja ciente dos termos de uso do Mercado Livre para ajudar a manter seus produtos ativos.
  • Crie descrições exclusivas e atraentes para os seus produtos – não copie outras descrições.
  • Use fotos exclusivas e de alta qualidade para destacar seus produtos.
  • Pesquise palavras-chaves para os seus produtos – inclua-as no título e na descrição dos seus produtos, mas com contexto.

 

2. Lidere localmente nos seus termos

Quando se tem uma loja virtual, a reação natural é querer aparecer para todos, em qualquer lugar, independentemente da localização ou do público.

Como um pequeno negócio, você precisa aumentar as chances de conversão. Para fazer isso, você precisa dominar o seu nicho, seu público e sua localização física. E aí entra o SEO local.

Algumas técnicas de SEO local incluem:

  • Reivindicar e utilizar o Google Meu Negócio.
  • Criar conteúdo com base na localização, ou seja, segmentado pela cidade em questão. Exemplo de conteúdo: “como escolher uma vidraçaria em Goiânia”.
  • Criar páginas ricas de conteúdos mistos que mostrem a experiência local.

Se você quiser saber mais sobre SEO local, confira o nosso post completo sobre o tema.

 

3. Seja o maior dos peixes em lagoas menores

Procure interagir (online e off-line) de maneira inteligente com o seu público. Entre em grupos menores (Facebook ou Whatsapp) do seu nicho e participe. Por muitas vezes, você obterá bons resultados, incluindo:

  • Vendas mais rápidas
  • Clientes retornando
  • Recomendações mais frequentes

À medida que você constrói seu público a partir de grupos pequenos, você começa a formar uma comunidade que vê sua empresa como referência em meio aos gigantes.

 

Transforme seu e-commerce em uma máquina de vendas

Competir com o Mercado Livre

Esta é a dica principal para qualquer pequena empresa de comércio eletrônico.

Ao mostrar confiança, autoridade e experiência em sua loja virtual, você começa a competir com as grandes plataformas, especialmente quando munido de uma boa estratégia de SEO.

A maior vantagem de se ter um e-commerce menor é remover o orçamento e construir seu público-alvo através da geração de valor, suporte e compreensão única das necessidades do cliente, pontos que são mais problemáticos e mais difíceis de lidar em e-commerces maiores.

Quer reformular seu e-commerce e sua estratégia de marketing? Entre em contato conosco!

Através do seu nicho, diferenciais da sua marca, coisas que seus clientes são apaixonados e seus produtos, podemos te apresentar uma solução que será naturalmente compartilhada, engajada e que, principalmente, será uma verdadeira máquina de vendas online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *