3 dicas essenciais para começar um blog de sucesso em 2020

3 dicas essenciais para começar um blog de sucesso em 2020

Tempo de leitura: 3 minutos

2019 foi um grande ano para a indústria dos blogs, que já percorreu um longo caminho desde 1994, quando o jornalista freelancer Justin Hall lançou o primeiro blog na internet.

Nos dias de hoje, quase todo mundo possui um blog (e lucra com isso), e eles são uma obrigação para as empresas que desejam criar uma forte presença online. Não é à toa que grandes marcas, como a Coca-Cola, Walmart e Disney, possuem grandes blogs.

Cerca de 36% dos consumidores brasileiros afirmam que conhecem uma empresa através de artigos, e não de anúncios. Os aumentos de SEO também são impressionantes: empresas com blogs recebem cinco vezes mais tráfego. Então, como você já deve ter percebido, manter um blog corporativo é essencial para sua estratégia de marketing.

Se sua empresa está começando no marketing digital, aqui estão 3 dicas para criar um blog de sucesso em 2020:

 

1. Escolha uma plataforma para blog e uma hospedagem confiável

WordPress é uma das melhores opções para uma plataforma de blog. Mais de 30% dos blogs e sites que você vê na internet são feitos na plataforma WordPress. O processo de configuração e criação de blogs na plataforma é extremamente simples e rápido.

Outras plataformas gratuitas para blogs são:

Caso você escolha o WordPress ou Joomla, a outra decisão que você precisa tomar envolve a hospedagem. Recomendamos que você pesquise e escolha uma empresa que garanta estabilidade do servidor, suporte 24 horas por dia e um preço razoável.

Entre as diversas empresas de hospedagem de sites, recomendamos as seguintes:

  • HostGator (melhor custo-benefício da atualidade)
  • Locaweb (melhores servidores Linux e Windows do Brasil)
  • GoDaddy (líder mundial em domínios)

 

2. Criação de conteúdo e SEO

Quando o seu blog estiver no ar, você deve começar a pensar na criação de conteúdo, SEO e outros detalhes essenciais para ranquear nas primeiras páginas do Google.

As palavras-chaves são importantes para o Google encontrar seus artigos e mostrá-los às pessoas. A melhor maneira de encontrar palavras-chave relevantes para o seu negócio é utilizando ferramentas, como o SEMrush ou Ubersuggest. Outra maneira de fazer isso é ter uma agência de conteúdo fazendo isso por você.

A próxima tarefa da lista é escolher a palavra-chave e escrever conteúdo. Concentre-se em escrever um conteúdo onde as palavras fluem naturalmente e sempre permaneça no tema. Evite palavras-chave em excesso, pois assim o texto ficará confuso e, provavelmente, otimizado demais, o que não é a melhor abordagem de SEO, pois o Google odeia isso.

 

3. E-mail marketing

A promoção de conteúdo é essencial e a melhor maneira de fazer isso é através do e-mail marketing, uma das abordagens mais usadas para promoção de conteúdo.

Promover o conteúdo nas redes sociais também é importante, mas ter uma lista de e-mails, além de ser um canal alternativo para promover seus artigos, abre oportunidade para solicitar informações dos contatos em troca de atualizações semanais. Depois de obter essas informações de cada contato, você poderá enviar ofertas personalizadas.

 

Se você estiver interessado em criar um blog ou melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo atual, convidamos você a falar com um consultor de nossa equipe. Discutiremos seus objetivos e como fazer com que seu marketing digital gere ainda mais resultados em 2020.

Você também pode ler nossos outros artigos e descobrir todas as maneiras de maximizar seus esforços de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *